quarta-feira, 6 de abril de 2011

Criança X Tecnologia

Não temos como negar que a tecnologia está cada vez mais presente "no oxigênio que respiramos"... é claro que essa afirmação parece um pouco exagerada, mas se pararmos para observar o quanto à vivenciamos, talvés a expressão "oxigênio que respiramos" não seria tão exagerada assim...
A tecnologia é sem dúvida algo positivo para nossas vidas, e assim sendo nos traz um monte de benefícios, o problema é o seu uso sem limites e inapropriado.
Em se tratando de criança x tecnologia, aí realmente temos algo a se pensar: até que ponto as crianças precisam adentrar nesse mundo? Será que estamos cientes das consequências que esse contato prematuro delas com a tecnologia pode representar para elas?

É, sem dúvidas, é bem polêmico tratar desse assunto, mais acredito, dentro do meu coração que essa inserção da criança nesse ambiente tecnológico deva ser pautado de muita cautela.
As crianças precisam "ser crianças"! Precisam se vestir como crianças! Brincar com coisas de criança! Ouvir música de criança! É importante para elas! É importante para o seu amadurecimento emocional, cognitivo!
Acho totalmente desastroso, desnecessário e perigoso querer inserir essas crianças numa realidade adulta, com coisas de adulto, com as preocupações e coisas criadas para atender uma necessidade de um adulto.
Celulares, computadores (internet), videogames high tech são ideias de adultos, crianças precisam de outros significados, precisam de outras preocupações, precisam de outras vivências, precisam SER CRIANÇAS na sua essência, explorador da natureza, curioso pelas coisas ditas simples mas que trazem valores, riquezas inestimáveis para toda a sua vida.

Acho que o  papel do adulto, seja através da família, seja através da escola de uma forma geral, é de suma importância para que seja oferecido aquilo que realmente seja cabível para o desenvolvimento da criança em cada fase de sua vida. Tudo tem o seu tempo, e as crianças precisam ter esse tempo respeitado. Acredito que o uso das tecnologias pelas crianças precisam de uma atenção, de um carinho e um bom senso por parte dos pais e adultos em geral.
Eles serão seus espelhos, suas referências, por isso dedicar tempo para elas é de um valor ímpar para elas. O adulto precisa ensinar as brincadeiras, mas também precisa brincar junto, participar de suas descobertas, estimulá-los com "coisas de criança" e ser criança ao lado dela. 
 Desconfio que se isso de fato acontecer, nem as novas tecnologias conseguirão apagar a alegria, a felicidade, as riquezas e o brilho das "coisas de criança" a qual me referi, e que de uma forma ,clara ou não, ainda trazemos os "ditos adultos" de hoje, na nossa lembrança.

Será que não é hora de trocar as horas na internet com umas partidas animadas de futebol na pracinha do bairro? Será que os celulares e os torpedos não podem ser deixados para mais tarde (quando eles já estivem dormindo em suas caminhas) e aquela boneca ou o novo quebra-cabeças não podem ser as "estrelas" depois do jantar? .... É, nem nos damos conta de algumas coisas ao longo da correria do dia a dia... mas sempre existe uma chance de recomeçar... depende de querer e acreditar que essas coisas são muito mais importantes que a correria da vida!


                                                                               Fernanda Carolina

Debate virtual

Gostaria de postar uma experiência interessante para vocês. Interessante por se tratar de um tema de fato interessante: Tecnologia!
Falarei um pouco à respeito do uso de uma ferramenta tecnológica na área da educação, como fiz em uma ocasião anterior, falando do uso do Twitter e do Blog como ferramenta pedagógica, e depois darei um outro foco neste mesmo tema, tecnologia, e o trabalharei em outro post.

Bom, sou estudante de pedagogia, como consta no meu perfil,  e hoje minha turma vivenciou uma experiência muito interessante: fizemos um debate virtual via uma ferramenta da internet muito utilizada por todos nós (até então nunca por mim utilizada para esse fim) : o MSN.

Foi muito significativo para mim, e julgo ter sido para toda a turma, pois além de ser uma descoberta de uma nova forma de utilização desse programa, assim sendo, de uma nova ferramenta pedagógica que poderemos utilizar daqui para frente, tratamos de um assunto muito polêmico e atual, que é a descoberta e a vivência precoce das crianças no "mundo virtual".
Ainda sobre essa experiência, o professor baseou a nossa aula na leitura de dois interessantíssimos textos (disponíveis no site Planeta Educação - deixarei os links para futura consulta), e foi muito bacana pois através dessa reflexão trocamos idéias, levantamos questionamentos, e compartilhamos nossas opiniões uns com os outros, sem falar que ainda pudemos perceber "na veia" como o uso dessas ferramentas, desde que utilizadas com foco e disciplina, podem colaborar e tanto para a exploração de um tema e criação de uma interativa discussão.
Parabéns meninas, e acima de tudo a você professor João Luis por nos proporcionar esse momento tão rico, e por que não dizer, moderno e atual, para todas nós!

                                                                                                                             Valeu galera!!!

Segue o link dos textos disponíveis no site www.planetaeducacao.com.br, caso se interessem em conhecer os textos ao qual nos baseamos para esse "debate virtual":

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1288
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1304