terça-feira, 8 de março de 2011

Utilizando o ambiente virtual como ferramenta pedagógica

É fato que as novas tecnologias atualmente possuem um valor inestimável para o mundo, podendo ser utilizadas como instrumento de lazer, mas também em inúmeras áreas de atuação, incluindo a educação.


É importante dizer que quando utilizada, para que sejam colhidos frutos consistentes, é necessário que seu uso seja adequado, e principalmente, sempre direcionado, para que não se perca o foco.
 Como proposta pedagógica, utilizando-se de dois recursos, o Twitter e o uso de Blogs,eu sugeriria tais desafios para os alunos:




Twitter: Por se tratar de uma rede social, e ser um espaço de troca de opiniões e idéias em tempo real, poderia ser sugerido aos alunos um debate sobre algum tema polêmico determinado, e assim aconteceria uma interação, onde os alunos poderiam discutir e compartilhar o que pensam à respeito, idéias de como solucionar algo, como iniciar um plano de ação, etc.
Nesse caso, poderiam ser utilizados temas de acordo com as disciplinas, como por exemplo, um professor de biologia poderia lançar o tema Meio Ambiente, e trabalhar por meio de discussões coisas que envolvam o tema: poluição, reciclagem, desenvolvimento sustentável, por exemplo. Pode-se aproveitar "ganchos" como por exemplo as tragédias dos desabamentos no Rio de Janeiro, e falar sobre desmatamento. Cabe ao professor saber direcionar e lançar as sementes para que por meio da discussão do tema, sejam colhidos os frutos dessas trocas de idéias e futuras soluções.


Blog: Ainda aproveitando-se de uma incrível ferramente de troca de opiniões e aprofundamentos de idéias, o Blog poderia ser utilizado como uma ferramenta onde além da linguagem escrita, também poderia ser explorado a linguagem visual, atraves de imagens.
Por exemplo, o mesmo professor de biologia lança o projeto com o tema Qualidade de Vida, e em cima desse tema os alunos constroem um blog onde será alimentado com várias informações que contribuam para uma melhor qualidade de vida, imagens, dicas de saúde,pesquisas, links para sites relacionados, etc. Nessa idéia inicial de lançar o tema, os alunos, através de pesquisas, aprofundarão os assuntos e criarão esse ambiente virtual onde depois de criado poderá ser compartilhado com outras pessoas, com os outros alunos da escola, para suas famílias, e assim por diante.

 Valeu galera!! Valeu professor João Luis!!!  =)
                                                                                                                                Abraço!!