sábado, 26 de fevereiro de 2011

Planeta sustentável! Vamos cuidar do nosso lindo planeta! Reciclagem e iniciativas de melhoria da educação na cabeça!!

Minha amiga Maria Ines Bronzato fez uma postagem muito bacana em seu Facebook, acabei tendo a idéia de compartilhar também vocês. Uma iniciativa super interessante e bonita, a Educação e o nosso Planeta Azul agradecem!

 

Escola nas Filipinas é construída com garrafas PET usadas

Débora Spitzcovsky 25 de fevereiro de 2011

Fotos de Kristel Gonzales
Angustiado com a falta de escolas de ensino básico em algumas províncias filipinas, o conterrâneo Illac Diaz resolveu dar um jeito no problema e fundou o Bottle School Project, que, como o próprio nome diz, pretende construir escolas de uma forma bem barata – e que, de quebra, ainda ajuda o meio ambiente: com garrafas PET usadas.
Para quem achou a ideia maluca, Diaz já tem a prova de que seu projeto não é nem um pouco utópico. A primeira escola da iniciativa está pronta, em San Pablo, e foi construída com milhares de garrafas PET de 1,5 e 2 litros, que foram preenchidas com adobe líquido – uma substância feita com terra crua, água e fibras naturais ou palha – para dar consistência às paredes. Segundo Diaz, além de ser mais barato do que o concreto, o adobe é cerca de três vezes mais forte do que o cimento.

O visionário, no entanto, não conseguiu a proeza sozinho. Para que o projeto desse certo, ele contou com a ajuda da My Shelter Foundation (Fundação Meu Abrigo, em português), que promoveu uma corrida beneficente, no início da obra, para coletar garrafas PET usadas.
Além disso, dezenas de voluntários botaram a mão na massa e ajudaram na construção da escola, cujo terreno foi doado pelo governo local de San Pablo, que foi outro colaborador.
Após a conclusão da primeira obra, Diaz pretende expandir o projeto para construir outras “escolas de garrafa” nas Filipinas, na Ásia e, quem sabe, no restante do mundo. Mas, mais do que isso, a partir de seu esforço para erguer instituições de ensino básico em lugares onde a educação ainda é precária, ele espera conscientizar os governos a respeito da importância e da urgência em se investir mais no ensino.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/escola-nas-filipinas-e-construida-com-garrafas-pet-usadas/

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Projeto A MALA da Professora Sandra Providência CE



Quem foi que disse que para um projeto dar certo precisa de grande sofisticação e um alto investimento financeiro? As grandes idéias surgem principalmente quando encontramos profissionais dedicados naquilo que faz e sentem prazer em exercer sua profissão com dedicação e carinho.

Foi o que aconteceu com a Professora Sandra Helena Cavalcante Oliveira, a Tia Sandra como carinhosamente é conhecida no Distrito de Providencia, onde leciona na Escola Maria Ivoneide Rodrigues de Moura.
 Tudo começou quando surgiu a necessidade de melhorar o aprendizado e promover o estabelecimento de relação de contatos mais significativos dos alunos com as obras literárias.
Segundo a professora Sandra, um dos meios para que eles pudessem alcançar o pleno desenvolvimento onde os alunos são os grandes incentivadores de outros alunos para que possam ler e entender a leitura como forma de fazer, de desenvolver a imaginação, a criatividade e também um modo de ampliar sua visão de mundo para construir seus saberes. Desenvolver o gosto pela leitura, tornando-a uma atividade prazerosa que oportunize também o desenvolvimento da expressão oral e da escrita.
  
O PROJETO

Tudo começou quando a Professora Sandra, idealizadora do projeto arranjou uma pequena mala de couro emprestada e depois junto com o aluno (alfredo) desenhou e enfeitou-a deixando com a cara da criançada para ser trabalhada nas salas de aula do 1º ao 4º ano.

Certo dia ao receber a visita da Secretária de Educação (Lucilene Meneses), que sugeriu que a MALA visitasse também as salas de aula desde a educação infantil até o ensino médio. Na  MALA existem diversos gêneros Textuais para que os alunos tenham uma leitura prazerosa.

Cada vez que a MALA passa os alunos fazem um relatório descrevendo aquele momento e como tinham se sentido, quantos e quais livros tinham lido e ainda apresentava sugestão para o trabalho com a MALA.

A MALA também foi levada para outras escolas e foi sucesso total e desde a sua criação em setembro de 2009, sendo indicado para a Bienal do livro do Ceará, além também ter sido inscrito no concurso Professor Nota 10 da Revista Nova Escola.

Neste ano de 2011 o PROJETO A MALA, está sendo renovado com alunos do ensino médio, para que junto com os professores, o trabalho seja continuado. A MALA tem até música criada pelo Guitarrista da banda Olhos da Paixão (Neto). Em 2010 foi lançado o desafio de novos escritores que retrataram os temas da atualidade, os problemas sociais e políticos.


Fonte: http://professordanusioalmeida.blogspot.com/2011/01/projeto-mala-da-professora-sandra.html

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Revista Nova Escola

Estou postando o link do site da Revista Nova Escola.
Nele você poderá encontrar muita coisa bacana à respeito da área, e certamente poderá ajudar e muito!


http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/

Bjoss!! E boa semana para todos!!