quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Projeto A MALA da Professora Sandra Providência CE



Quem foi que disse que para um projeto dar certo precisa de grande sofisticação e um alto investimento financeiro? As grandes idéias surgem principalmente quando encontramos profissionais dedicados naquilo que faz e sentem prazer em exercer sua profissão com dedicação e carinho.

Foi o que aconteceu com a Professora Sandra Helena Cavalcante Oliveira, a Tia Sandra como carinhosamente é conhecida no Distrito de Providencia, onde leciona na Escola Maria Ivoneide Rodrigues de Moura.
 Tudo começou quando surgiu a necessidade de melhorar o aprendizado e promover o estabelecimento de relação de contatos mais significativos dos alunos com as obras literárias.
Segundo a professora Sandra, um dos meios para que eles pudessem alcançar o pleno desenvolvimento onde os alunos são os grandes incentivadores de outros alunos para que possam ler e entender a leitura como forma de fazer, de desenvolver a imaginação, a criatividade e também um modo de ampliar sua visão de mundo para construir seus saberes. Desenvolver o gosto pela leitura, tornando-a uma atividade prazerosa que oportunize também o desenvolvimento da expressão oral e da escrita.
  
O PROJETO

Tudo começou quando a Professora Sandra, idealizadora do projeto arranjou uma pequena mala de couro emprestada e depois junto com o aluno (alfredo) desenhou e enfeitou-a deixando com a cara da criançada para ser trabalhada nas salas de aula do 1º ao 4º ano.

Certo dia ao receber a visita da Secretária de Educação (Lucilene Meneses), que sugeriu que a MALA visitasse também as salas de aula desde a educação infantil até o ensino médio. Na  MALA existem diversos gêneros Textuais para que os alunos tenham uma leitura prazerosa.

Cada vez que a MALA passa os alunos fazem um relatório descrevendo aquele momento e como tinham se sentido, quantos e quais livros tinham lido e ainda apresentava sugestão para o trabalho com a MALA.

A MALA também foi levada para outras escolas e foi sucesso total e desde a sua criação em setembro de 2009, sendo indicado para a Bienal do livro do Ceará, além também ter sido inscrito no concurso Professor Nota 10 da Revista Nova Escola.

Neste ano de 2011 o PROJETO A MALA, está sendo renovado com alunos do ensino médio, para que junto com os professores, o trabalho seja continuado. A MALA tem até música criada pelo Guitarrista da banda Olhos da Paixão (Neto). Em 2010 foi lançado o desafio de novos escritores que retrataram os temas da atualidade, os problemas sociais e políticos.


Fonte: http://professordanusioalmeida.blogspot.com/2011/01/projeto-mala-da-professora-sandra.html

Um comentário:

  1. Que bacana né? Uma iniciativa tão simples, mas de um peso enorme para a formação dos nossos queridos estudantes!

    O BRASIL PRECISA DE LEITORES!!!

    ResponderExcluir