quarta-feira, 6 de abril de 2011

Criança X Tecnologia

Não temos como negar que a tecnologia está cada vez mais presente "no oxigênio que respiramos"... é claro que essa afirmação parece um pouco exagerada, mas se pararmos para observar o quanto à vivenciamos, talvés a expressão "oxigênio que respiramos" não seria tão exagerada assim...
A tecnologia é sem dúvida algo positivo para nossas vidas, e assim sendo nos traz um monte de benefícios, o problema é o seu uso sem limites e inapropriado.
Em se tratando de criança x tecnologia, aí realmente temos algo a se pensar: até que ponto as crianças precisam adentrar nesse mundo? Será que estamos cientes das consequências que esse contato prematuro delas com a tecnologia pode representar para elas?

É, sem dúvidas, é bem polêmico tratar desse assunto, mais acredito, dentro do meu coração que essa inserção da criança nesse ambiente tecnológico deva ser pautado de muita cautela.
As crianças precisam "ser crianças"! Precisam se vestir como crianças! Brincar com coisas de criança! Ouvir música de criança! É importante para elas! É importante para o seu amadurecimento emocional, cognitivo!
Acho totalmente desastroso, desnecessário e perigoso querer inserir essas crianças numa realidade adulta, com coisas de adulto, com as preocupações e coisas criadas para atender uma necessidade de um adulto.
Celulares, computadores (internet), videogames high tech são ideias de adultos, crianças precisam de outros significados, precisam de outras preocupações, precisam de outras vivências, precisam SER CRIANÇAS na sua essência, explorador da natureza, curioso pelas coisas ditas simples mas que trazem valores, riquezas inestimáveis para toda a sua vida.

Acho que o  papel do adulto, seja através da família, seja através da escola de uma forma geral, é de suma importância para que seja oferecido aquilo que realmente seja cabível para o desenvolvimento da criança em cada fase de sua vida. Tudo tem o seu tempo, e as crianças precisam ter esse tempo respeitado. Acredito que o uso das tecnologias pelas crianças precisam de uma atenção, de um carinho e um bom senso por parte dos pais e adultos em geral.
Eles serão seus espelhos, suas referências, por isso dedicar tempo para elas é de um valor ímpar para elas. O adulto precisa ensinar as brincadeiras, mas também precisa brincar junto, participar de suas descobertas, estimulá-los com "coisas de criança" e ser criança ao lado dela. 
 Desconfio que se isso de fato acontecer, nem as novas tecnologias conseguirão apagar a alegria, a felicidade, as riquezas e o brilho das "coisas de criança" a qual me referi, e que de uma forma ,clara ou não, ainda trazemos os "ditos adultos" de hoje, na nossa lembrança.

Será que não é hora de trocar as horas na internet com umas partidas animadas de futebol na pracinha do bairro? Será que os celulares e os torpedos não podem ser deixados para mais tarde (quando eles já estivem dormindo em suas caminhas) e aquela boneca ou o novo quebra-cabeças não podem ser as "estrelas" depois do jantar? .... É, nem nos damos conta de algumas coisas ao longo da correria do dia a dia... mas sempre existe uma chance de recomeçar... depende de querer e acreditar que essas coisas são muito mais importantes que a correria da vida!


                                                                               Fernanda Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário